Leituras... partilha e sugestões!

Novidades na BE

Histórias Memórias & Contos Tontos

Maria do Céu Nogueira é autora de uma vasta e notável obra no campo da Literatura Infanto-Juvenil, a que me aprouve já fazer referência crítica. Histórias memórias e contos tontos é o seu mais recente livro, de excelente aspecto gráfico e ilustrrdo por Esmeralda Duarte com surpreendente qualidade artística, logo reconhecida na concepção da capa, de subido bom-gosto. Maria do Céu Nogueira oferece-nos um texto variado e original, onde se distingue a sabedoria da pedagogia. Os trabalhos recolhidos são inspirados por contos tradicionais populares portugueses, como a história da formiguinha perguntadeira. Inclui o livro algumas lenga-lengas e trava-línguas, também da nossa tradição popular, muitas delas já esquecidas, cheias de graça e singularidade. Mas, quanto a mim, os textos mais importantes aqui inseridos são o teatrinho das vogais, o teatrinho das consoantes e vamos contar até vinte, material admirável para a escola, de que todos os professores das primeiras letras deviam deitar mão para um ensino de língua e da aritmética, eficaz e divertido. Bastam estes textos para justificar a existência desta obra, aliás, toda ela encantadora.

A Casinha do Sr. Vento

Sonhar ao Longe

Primeiro livro infanto-juvenil do conhecido humorista e contador de histórias Jorge Serafim, com ilustrações de José Francisco. Jorge Serafim ficou conhecido pela sua participação em diversos programas televisivos, nomeadamente dos canais SIC e TVI. Durante vários anos foi técnico de animação na Biblioteca Municipal de Beja, função que abandonou para se dedicar à itinerância por todo o Pais e para poder dedicar-se à escrita. Percorre o País de lés-a-lés na sua função de humorista e contador de histórias, tendo já programadas para o presente ano mais de uma centena de apresentações/espetáculos.

O Homem da Nuvem Escura

Logo no início da obra aparece-nos um alerta: aqui não aparecem princesas nem dragões, fadas ou anões… Trata-se apenas da história de um homem. Pouco se sabia sobre a sua identidade ou morada. O que se sabia é que ele tinha um cocuruto na cabeça. Um pequeno orifício do tamanho de uma moeda, para ser mais específico. Daí, saiu uma pequena nuvem que trazia consigo chuva, vento, frio e trovoada…

Biblioteca Escolar - Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos

Lugar do Rio